segunda-feira, 25 de março de 2019

IOT e Comunicação de Dados




IOT e Comunicação de Dados


A detecção onipresente corta muitas áreas da vida moderna. Isso oferece a capacidade de medir, inferir e compreender indicadores ambientais, desde ecologias delicadas e recursos naturais até ambientes urbanos. A proliferação desses dispositivos em uma rede de comunicação ativa cria a Internet das Coisas (IoT), na qual sensores e atuadores se combinam perfeitamente com o ambiente ao nosso redor, e as informações são compartilhadas entre plataformas para desenvolver uma imagem operacional comum (COP) . IoT é uma rede de objetos físicos, máquinas e dispositivos que permitem a conectividade e as comunicações para trocar dados entre aplicativos e serviços inteligentes. Esses dispositivos consistem em smartphones, tablets, eletrônicos de consumo, veículos, motores e sensores com capacidades de comunicação IoT.
Impulsionada pela recente adaptação de uma variedade de tecnologias sem fio habilitadoras, como tags RFID e nós de sensores e atuadores incorporados, a IoT saiu da infância e é a próxima tecnologia revolucionária na transformação da Internet em uma Internet do Futuro totalmente integrada. À medida que passamos de www (web de páginas estáticas) para web2 (redes sociais) para web3 (ubiquitous computing web), a necessidade de dados sob demanda usando consultas intuitivas sofisticadas aumenta significativamente. Concluímos nossa visão da IoT expandindo a necessidade de convergência da WSN, da Internet e da computação distribuída direcionada à comunidade de pesquisa tecnológica.


Usos Típicos de IoT


  • Gerenciamento de frotas e logística
  • Telemática, monitoramento de saúde
  • Automação e monitoramento
  • Ponto de vendas
  • Segurança e vigilância
  • Portável: por exemplo, compartilhar dados de aplicativos esportivos
  • Usáveis: por exemplo, transmissão de vídeo, arquivos compartilhados, jogos.



Tipos de IoT



Uma nanonetwork - um conjunto de pequenos dispositivos (dimensionados no máximo alguns micrômetros) que executam tarefas muito simples, como detecção, computação, armazenamento e atuação. Tais sistemas são aplicados nas nanotecnologias biométricas, militares e outras.



NFC (Near-Field Communication) - uma rede de baixa velocidade para conectar dispositivos eletrônicos a uma distância de 4 cm um do outro. Possíveis aplicativos são sistemas de pagamento sem contato, documentos de identidade e cartões-chave.

BAN (Body Area Network) - uma rede para conectar dispositivos de computação vestíveis que podem ser usados ​​ou fixados no corpo ou perto do corpo em diferentes posições ou incorporados dentro do corpo (implantes).


PAN (Personal Area Network) - uma rede para ligar dispositivos dentro de um raio de aproximadamente um ou dois quartos.


LAN (Local Area Network) - uma rede que cobre a área de um edifício.


CAN (Campus / Rede de Área Corporativa) - uma rede que une redes locais menores dentro de uma área geográfica limitada (empresa, universidade).


MAN (Metropolitan Area Network) - uma grande rede para uma determinada área metropolitana alimentada pela tecnologia de transmissão de microondas.



WAN (Wide Area Network) - uma rede que existe em uma área geográfica de grande escala e une diferentes redes menores, incluindo LANs e MANs.


Requisitos Para Redes IoT


  • A capacidade de conectar um grande número de elementos heterogêneos
  • Alta fiabilidade
  • Transmissão de dados em tempo real com atrasos mínimos
  • A capacidade de proteger todos os fluxos de dados
  • A capacidade de configurar aplicativos
  • Monitoramento e gerenciamento de tráfego no nível do dispositivo
  • Custo-efetividade para um grande número de objetos conectados

Quando se trata de escolher um protocolo de comunicação IoT, não há uma resposta única para todos. No entanto, respondendo a algumas perguntas simples, os desenvolvedores de dispositivos de IoT podem encontrar a melhor solução para suas necessidades individuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário